Estúdios de Portas Abertas

.

Em parceria com os principais estúdios de música de Belo Horizonte, o Savassi Festival promove visitas gratuitas para interessados em conhecer e entender os locais tão importante para música. Cada um dos encontros será marcado por uma temática distinta. Veja mais informações abaixo.

Faça aqui sua inscrição gratuita

5 de agosto, segunda-feira

Estúdios de Portas Abertas: Transmídia: o álbum audiovisual - explorando novos mercados para a música
Horário: 16h às 18h
Local: Ultra Estúdios
Instrutor: Barral
Vagas: 20
Atividade gratuita

O Ultra Estúdio foi inaugurado em 2008 e é um espaço para produções, gravações e mixagens. Barral Lima é CEO do Grupo UN Music, onde coordena as gravadoras Ultra Music e a Under Discos, a produtora de eventos Ultra Music, a Neutra Audiovisual e Editora. É o atual presidente do Sindav (Sindicato da Indústria do Audiovisual de Minas Gerais). Como produtor musical e engenheiro de som, Barral já trabalhou em mais de 100 projetos fonográficos entre eles com Lô Borges, Milton Nascimento, Samuel Rosa, Fernanda Takai, Markú Ribas, Transmissor, Adriano Campagnani, Juarez Moreira, Toninho Horta, Nelson Ângelo, Tianastacia, entre outros.


6 de agosto, terça-feira

Estúdios de Portas Abertas: O analógico e o digital em uma mixagem descentralizada
Horário: 10h às 20h
Local: Estúdio 71
Instrutor: Christiano Caldas
Vagas: 6
Atividade gratuita

Nesta visita, Christiano Caldas, além de apresentar o estúdio, irá demonstrar como foi o processo de gravação, edição e mixagem híbrida (analógica+digital) de uma canção inédita produzida para o cantor/compositor Flávio Venturini.


Estúdios de Portas Abertas: Gravando o novo CD de Deangelo Silva
Horário: 16h às 18h
Local: Engenho Estúdio
Instrutor: André Cabelo
Vagas: 10
Atividade gratuita

Há 23 anos, o Engenho Estúdio vem produzindo diversos artistas dos mais variados estilos, tendo em seu catálogo a produção de mais de 300 títulos. Na visita, o estúdio irá compartilhar o que acontece em uma sessão de gravação, como o processo de captação sonora de alguns instrumentos musicais e mostrar técnicas e equipamentos que são utilizados pelo estúdio. A visita é voltada para músicos, técnicos e produtores da área cultural.


7 de agosto, quarta-feira

Estúdios de Portas Abertas: Por dentro de uma sessão de gravação
Horário: 10 às 12h
Local: Estúdio Bemol
Instrutores: Dirceu, Ricardo e Lincoln Cheib
Vagas: 10
Atividade gratuita

Fundada em 1967, o estúdio Bemol é uma dos pioneiros do áudio no Brasil. Inúmeros artistas de Minas passaram pelo estúdio. Na visita, interessados poderão aprender sobre história no estúdio e sobre  violão brasileiro. Este último, sob comando do violonista Gilvan de Oliveira.


Estúdios de Portas Abertas: Laboratório de composição, produção e gravação em conjunto
Horário: 14h às 18h
Local: Estúdio Frango no Bafo
Instrutores: Thiago Corrêa e Henrique Matheus
Vagas: a definir
Atividade gratuita

O estúdio Frango no Bafo existe desde 2006 e foi criado pelos músicos e produtores musicais Thiago Corrêa e Henrique Matheus. Com mais de 10 anos de história o estúdio é uma referência em gravação e produção musical de Belo Horizonte. No estúdio já foram gravados e produzidos discos de bandas como Transmissor, Iconili, A fase rosa, Minimalista, Lorena Chaves, Jennifer Souza, Lô Borges entre outros. A oficina oferecida propõe demonstrar algumas das técnicas de gravação e produção musical utilizadas nos projetos do estúdio.