Palestras Música Nova - 11 de junho de 2018

INFORMAÇÕES SOBRE AS PALESTRAS A SEREM REALIZADAS por Frederico e Juarez Moreira na UEMG

O projeto Música Nova, realizado pelo Savassi Festival, promove o comissionamento de obras inéditas. Em 2018, os artistas selecionados vão, além de apresentar a peça completa na edição do evento, expor o desenvolvimento dela por meio de palestras e apresentações. Nesta segunda rodada de palestras (veja mais informações sobre as primeiras palestras aqui), teremos o depoimento de Juarez Moreira e Frederico Heliodoro sobre a criação de suas respectivas obras para os alunos da Escola de Música da UEMG, no dia 11 de junho de 2018, a partir das 9h30.

______________________________________ 

Palestra: Composição e Produção

Palestrante: Frederico Heliodoro


Frederico Heliodoro falará sobre a produção de novas composições e como, ao utilizar o processo de gravação, ocorre o resultado ao vivo pode ser melhorado. Para isso, ele irá abordar também assuntos como identidade musical e a necessidade da prática ao instrumento.

Os seguintes aspectos serão abordados:

Composição
Logic (software)
Pré-produção
Gravação
Arranjo
Estudos



Sobre o Palestrante


Um dos maiores instrumentistas da nova geração, o contrabaixista, guitarrista, produtor e compositor Frederico Heliodoro vem se destacando no cenário musical brasileiro e internacional desde 2007. Considerado um dos artistas mais produtivos de sua safra, o baixista possui cinco álbuns completamente autorais e agora prepara novo trabalho, a ser lançado em 2018.


Atualmente, Frederico realiza diversos trabalhos de alcance internacional. É o baixista do novo grupo do renomado guitarrista americano, Kurt Rosenwinkel, com quem tem excursionado o mundo todo lançando seu novo trabalho, Caipi (Heartcore Records). Heliodoro também se apresentou em três cidades da Alemanha junto ao grupo Spider`s Egg, formado por ele, Pedro Martins, Genevieve Artadi, David Binney, Sebastian Gille e Antônio Loureiro através do “Jazz Meeting” anual realizado pela rádio alemã SWR.



Palestra: Processos de composição

Palestrante: Juarez Moreira


Juarez Moreira vai falar, nesta palestra, sobre seu método de composição e comentará obras do seu repertório com foco em harmonia, ritmo, interpretação e improvisação ao exemplificar os temas no violão.


Sobre o palestrante 

Reconhecido como um dos maiores violonistas do Brasil, aclamado pela crítica no exterior (“New York Times”, “Billboard”, “Jazz Times) e por feras como Milton Nascimento, Toninho Horta e Paquito D’Rivera,  o artista mineiro cresceu ouvindo jazz, bossa nova e a música brasileira dos anos 1950. 


Dono de técnica impecável, o guitarrista e compositor apresentou-se nos quatro cantos do mundo. Juarez tem 12 álbuns lançados e um DVD gravado ao vivo no Palácio das Artes em Belo Horizonte-MG.


Nesta extensa trajetória na música instrumental, apresentou-se ao lado de grandes nomes da música brasileira como Egberto Gismonti, Ivan Lins, Milton Nascimento, Yamandu Costa, Toninho Horta, Maria Bethânia, Gal Costa, entre outros.


Nos últimos anos tem se apresentado em diversos países como Estados Unidos, França, Venezuela, Portugal, Itália, Suíça, Finlândia, Argentina e Venezuela, com shows e masterclasses e nos principais festivais de música instrumental no Brasil como Free Jazz (RJ), I Love Jazz (BH, RJ,SP), Joinvile Jazz Festival (SC), Instrumental Sesc Brasil (SP), Tudo é Jazz (Ouro Preto– MG), Festa da Música (BH), MIMO Festival (RJ), Choro Jazz (Jericoacoara-CE), Música no Museu (BH), Festival Internacional de Violão (BH), Série BH Instrumental (BH), entre outros.


Atualmente Juarez está em estúdio em processo de gravação de dois novos trabalhos, um CD dedicado a obra de Tom Jobim e um CD dedicado às composições de Juarez Moreira que receberam letras.