Prêmio Jazz de Minas 2018

Pela primeira vez, prêmio criado pelo Savassi Festival homenageia uma produtora cultural

O Prêmio Jazz de Minas foi criado pelo Savassi Festival como forma de homenagear músicos do estado de relevância para o cenário da música instrumental do estado. Em 2018, será concedido à produtora cultural Rose Pidner ampliando, dessa forma, seu escopo de atuação a nomes importantes para a produção cultural da música em Minas Gerais. 


Sobre Rose Pidner


Produtora cultural, instrumentista, cantora e administradora de empresas, Rose Pidner iniciou ainda na infância seu caminho na música, fazendo aulas de piano, violão e canto. Na juventude, em Belo Horizonte, conviveu e cantou com Juarez Moreira, Hugo Luiz, Vermelho, Flávio Venturini, entre outros jovens músicos em início de trajetória musical.

No final dos anos 1970, já no Rio de Janeiro, foi convidada por Hermeto Pascoal para integrar seu grupo e com ele fez vários shows pelo Brasil, Argentina, Japão e Suíça, onde participou da antológica apresentação de Hermeto Pascoal e Grupo no Festival de Montreux, em 1979, na noite brasileira aberta pela cantora Elis Regina. Também com Hermeto, de quem ganhou o nome artístico de Zabelê, gravou o disco “Za-bum-bé-bum-á”, no qual tocou violão, percussão e vocal. Em 1982 mudou-se para Paris, onde viveu por 12 anos dedicada à música e onde iniciou sua carreira como produtora cultural.

De volta a Belo Horizonte, em 1994, fundou a Veredas Produções, empresa que realiza diversos projetos na área cultural de Belo Horizonte e Minas Gerais. Entre eles, podemos citar: Música no Museu da Pampulha, BH Instrumental, Série Instrumental, Festa da Música, Projeto 2 Tempos, Música nas Praças e o Festival Internacional de Acordeon.

Atuou como jurada em diversos festivais musicais e como curadora em mostras de música. Foi uma das criadoras e gestoras do Fórum da Música de Minas Gerais, no qual desenvolveu por três anos o programa Música Minas. Durante oito anos, foi um dos membros das Câmaras Setoriais Paritárias do Fundo Estadual de Cultura.

Entrega do Prêmio


Entrega do Prêmio Jazz de Minas – Rose Pidner
Data: 08 de agosto
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH
Horário: 20h30

A entrega do prêmio será acompanhada pelo concerto de Juarez Moreira. Abaixo informações:

Projeto Música Nova: Juarez Moreira - première da composição comissionada pelo Savassi Festival
Data: 08 de agosto
Local: Teatro do Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB-BH
Horário: 32h

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)