Savassi Festival

Savassi Festival, Festival Jazz de Montanha e Estúdio Sonastério abrem as inscrições para o edital Novos Talentos do Jazz, edição 2022

Do dia 22 de abril até 17 de maio jovens músicos poderão concorrer a chance de subirem ao palco dos festivais este ano, além de realizarem gravações no estúdio Sonastério.

Clique aqui e baixe o edital completo

A partir do dia 22 de abril, até o dia 17 de maio, estarão abertas as inscrições para o concurso Novos Talentos do Jazz, organizado pelo Savassi Festival, Festival Jazz de Montanha e Estúdio Sonastério. Chegando a sua 17ª edição, o edital é destinado a músicos com até 30 anos de idade, que tocam jazz e música instrumental, residentes no Brasil ou em qualquer outro país da América Latina, que desejam participar de dois dos eventos mais importantes da música nacional. Para realizar a inscrição e obter mais informações sobre o edital deste ano do Novos Talentos do Jazz, basta acessar www.savassifestival.com.br ou as redes sociais do Savassi Festival, do Jazz de Montanha e do Estúdio Sonastério.

Mantendo sua tradição como incubadora de revelações do jazz e da música instrumental nacionais e internacionais, ampliando a visibilidade de jovens nomes para o público e a mídia, o edital do concurso deste ano prevê, de forma inédita, além da chance de se apresentar nos festivais, uma nova oportunidade para o vencedor: a possibilidade de registrar, em som e imagem, suas produções. O artista ou banda selecionada farão parte da programação do Festival Jazz de Montanha, que acontece nos dias 21, 22 e 23 de Julho e no Savassi Festival 2022, que acontece entre os dias 15 e 21 de agosto, dois palcos referenciais para a música instrumental mineira e receberão um prêmio no valor de R$3.000 (três mil reais) por cada apresentação. A grande novidade é que o vencedor do concurso deste ano também poderá gravar até três músicas autorais e três videoclipes no Sonastério, um dos estúdios mais sofisticados do país. Ainda, caso as gravações se adequem ao perfil criativo dos selos Sonastério e Savassi Festival Records, os artistas vencedores terão a oportunidade de lançar um álbum co-produzido pelas duas chancelas, plataformas promissoras para o ponto de decolagem de qualquer novo artista.

A seleção do vencedor será feita pelo grupo de curadores do concurso Novos Talentos do Jazz, formado por Bruno Braz Golgher (Café com Letras e Savassi Festival), Ivan Monteiro (Instituto Cidades Criativas e programa Jazz, Por Favor!), Carolina Serdeira (Beebop Produções e Festival Jazz de Montanha), Bruno Barros (Sonastério) e Pedro Albuquerque (BMW Jazz Festival). Para a seleção, serão avaliados critérios como originalidade, capacidade de improviso, excelência na performance e adequação às propostas estéticas dos festivais.

Um importante instrumento de apoio para as novas gerações de instrumentistas brasileiros, o edital Novos Talentos do Jazz foi criado em 2005, com o objetivo de incentivar a produção do gênero através da visibilidade para novos talentos do jazz e da música instrumental. Ao longo de mais de quase duas décadas, mais de 40 projetos musicais foram contemplados pelo concurso, entre eles nomes hoje consolidados no mercado nacional e mundial, nos mais diversos campos de atuação da música instrumental, como Pedro Martins (hoje um nome consagrado do jazz mundial e que em 2021 realizou uma gravação com Eric Clapton) os chilenos do Contracuarteto, Salomão Soares Quarteto, Sem Receita, Macaco Bong e muitos outros.

O edital Novos Talentos do Jazz é patrocinado pela Usiminas e apresentado pelo Instituto Unimed BH e recebeu recursos das leis municipal, estadual e federal de incentivo à cultura.

Sobre os organizadores:

O Savassi Festival é um festival de jazz e música instrumental criado em 2003, em Belo Horizonte. O evento teve diversas edições realizadas em outras cidades, como Nova Iorque, São Paulo e Rio de Janeiro. No entanto, é na cidade natal do festival onde acontecem as diferentes atividades programadas, como Concurso de Fotografia, o Jazzinho dentre outras acontecem, sempre dedicado ao jazz e à música instrumental.

O Jazz de Montanha é um festival de jazz e de música instrumental brasileira, criado em 2014. O evento surgiu da necessidade de se criar espaço e palcos para o gênero no interior de Minas Gerais. Ao longo dos últimos 7 anos, o Festival ganhou força e credibilidade, tendo edições realizadas em Juiz de Fora e em Belo Horizonte. Sempre com o objetivo de ser ponte para artistas e trabalhos da nova geração, oferece shows e atividades formativas ligadas à música instrumental.

O Estúdio Sonastério é um dos mais importantes do Brasil e já é consagrado como o melhor de Minas Gerais. Situado em Nova Lima, o local é também um retiro onde os artistas podem dedicar-se inteiramente à produção musical, usufruindo de toda a infra-estrutura do local. Nomes como Milton Nascimento, Gal Costa e Ney Matogrosso já usaram o espaço para produzir seus trabalhos.