Prêmio Jazz de Minas 2019

Prêmio criado pelo Savassi Festival celebra trajetória de músicos e produtores culturais da área da música instrumental

O Prêmio Jazz de Minas foi criado pelo Savassi Festival como forma de homenagear músicos, produtores e projetos do estado que tenham relevância para o cenário da música instrumental.

Neste ano, o projeto DelegasCia foi o escolhido. Idealizado pelos músicos Thiago Delegado, André "Neném" Queiroz, Christiano Caldas e Aloízio Horta, o projeto será agraciado no dia 7 de agosto de 2018, no teatro do Centro Cultural Banco do Brasil-BH, às 20h15. 

Sobre DelegasCia

Desde 2008, Thiago Delegado é o anfitrião da DelegasCia, uma jam session que acontece semanalmente na A Casa de Cultura, região sudeste de Belo Horizonte. O projeto se consolidou de tal forma que irá virar documentário. O termo jam, que em inglês também significa “geleia”, vem das iniciais Jazz After Midinight. Nos anos 1950, nos EUA, depois da meia-noite, ao saírem dos seus concertos nas Big Bands, os músicos se reuniam para fazer o que eles mais gostavam: improvisar!

A performance de cada quinta conta com a banda formada por artistas profissionais da cena local: o versátil violão sete cordas de Thiago Delegado é acompanhado por Aloízio Horta (contrabaixo), Cristiano Caldas (teclado) e André Limão Queiroz (bateria). Mas, como segue a risca o estilo jam session, permite a participação de músicos que, sem ensaio prévio, tocam conforme a regra número um do jazz: tema e improvisação. Para deleite do público presente, as “canjas” surpreendem a todos. Por lá, já passaram Toninho Horta, Leila Pinheiro, Arismar do Espírito Santo, Ricardo Hertz, Eduardo Neves, entre outros.